terça-feira, 23 de abril de 2013

Catarina Cardão
Fui completamente arrasada por uma realidade que afinal, existe!!!

Catarina Cardão é membro do Oporto Toastmasters Club há apenas um ano.
Parece que esteve sempre lá ...




Em Abril 2012, há um ano atrás, eu procurava algo onde pudesse aprender mais sobre a arte de comunicar... Queria desenvolver o meu à-vontade para falar em público, mas as ofertas que apareciam não me satisfaziam!

Até que, quase por mero acaso, me pronunciaram o nome dos Toastmasters.


«Toastmasters??», pensei eu, «Mestres dos brindes?? Não sei se vale a pena ir...» Apesar da relutância, procurei na internet, encontrei uma morada relativamente perto e atrevi-me a conhecer. «Sem compromisso, só para ver!!», pensava eu. Mal sabia eu o que me esperava...


De facto, a sessão a que eu assisti foi completamente normal. Um exemplo bem-sucedido de uma sessão regular dos Toastmasters, algo a que todos já nos habituámos.


Nós, que estamos já familiarizados com o conceito de aprender a arte de falar em público em grupo, num espírito de ajuda; nós, que encaramos o facto de feedback positivo e um ambiente acolhedor como o ponto de partida para uma sessão perfeitamente normal; nós, que nos expomos corajosamente, sem temor de nos sentirmos vulneráveis diante de uma audiência que despende de horas da sua vida pessoal, simplesmente porque nos querem ajudar a evoluir...

Nós, que agora somos Toastmasters. Foi por isto que, ao entrar na sessão e me aperceber deste
espírito... Fui completamente arrasada por uma realidade que afinal, existe!!!

Como já deu para perceber, inscrevi-me quase na hora. Passadas duas semanas, estava a dar o meu primeiro discurso. Passados dois meses, estava a colaborar no Education Comittee. Passados 6 meses, tinha entregue 5 discursos. Passados 10 meses, sou mentora.

O meu percurso reflecte o excelente ambiente para desenvolver a arte de comunicar, ouvir, avaliar, entregar a mensagem de um modo verdadeiramente eficaz, falar de improviso e liderar que os Toastmasters proporcionam. Passamos por vários patamares:
1. ignorante inconsciente;
2. ignorante consciente;
3. experiente consciente;
4. experiente inconsciente.

Tomando gradualmente consciência dos aspectos para controlar no discurso e liderança, são vários os ângulos abordados... Resumindo, entramos com pouco para dar e dispostos a aprender, e saímos cheios, motivados, dispostos a ensinar e partilhar o que aprendemos!

Querem saber mais? Palavras para quê... Venham e assistam a uma sessão: serão calorosamente acolhidos e facilmente integrados num ambiente único!

Catarina Cardão
Education Comittee
Oporto Toastmasters Club

Sem comentários:

Enviar um comentário