quarta-feira, 24 de abril de 2013


Luísa Claro
"Continuo no clube porque, mais do que competências, desenvolvi a minha confiança"

A Luísa é membro do Oporto Toastmasters Club desde Janeiro de 2010.
Não se deixem enganar pelo tamanho ... quando fala é como se fosse gigante! E o que aprendemos é enorme.
Hoje é VP Education do OTC.




Falar em público fazia-me tremer. Procurar uma forma de dar feedback construtivo a alguém sem deixar de ser verdadeira, também.

Dois amigos falaram-me no conceito Toastmasters. Tinham acabado de participar numa sessão e vinham entusiasmados. Mais: vinham contagiados.

Na sessão seguinte fui. A medo. Curiosa. Intrigada. Interessada.


Rapidamente fui contagiada também. A forma calorosa como as minhas participações, ainda inexperientes, eram avaliadas foi um contributo crucial para iniciar o meu percurso de comunicação, os "temidos" momentos em que teria de falar em público. Não estava à espera: correu bem!

O feedback ajudou-me a melhorar e o apoio que recebi dos outros membros encorajou-me a continuar. Foi o primeiro de muitos.

Com o percurso de liderança, aprendi a ter atenção a diferentes aspetos que antes me passavam despercebidos e que, agora, aplico a todas as áreas da minha vida.

Aprendi principalmente a escutar e a dar feedback a pessoas diferentes, com personalidades e sensibilidades diferentes. Como officer, alarguei estas competências e aprendi mais sobre organização do que teria aprendido em qualquer curso.

Com o percurso de comunicação aprendi (e continuo a aprender) a escolher a melhor forma de escolher e organizar a mensagem que quero passar. E apresentá-la não apenas com a voz, mas também com o corpo e com a emoção.

Recebi muito mais do que alguma vez imaginei. E, pelo caminho, algumas pessoas que conheci foram-se tornando amigas, boas amigas.

Inscrevi-me no clube porque acreditei, desde o primeiro momento, no conceito Toastmasters.
Continuo no clube porque continuo a sentir, todas as semanas, que aprendo algo de novo (quer com as avaliações, quer com as mensagens dos oradores) e que, de alguma forma, posso contribuir para o crescimento dos outros. Crescemos juntos.


Continuo no clube porque, mais do que competências, desenvolvi a minha confiança (que me encorajou a novos vôos profissionais e pessoais) com a ajuda do ambiente "sorridente" que lá vivemos.

Continuo no clube porque me ajudou a acreditar que posso sempre melhorar. Podemos todos. E lá, a ajuda é preciosa.

Luísa Claro
Vice President Education
Oporto Toastmasters Club

Sem comentários:

Enviar um comentário