segunda-feira, 22 de abril de 2013

Luís Moreira

“O melhor momento para plantar uma árvore teria sido há vinte anos atrás. O segundo melhor momento é agora!" 

O Luís Moreira é dos membros mais novos do Oporto Toastmasters Club.
Chega sempre impecavelmente vestido ... com um sorriso estampado no rosto!

Deixou-nos este testemunho de quem está há pouco tempo num clube toastmaster, mas que há muito já é um toastmaster.


"O melhor momento para plantar uma árvore teria sido há vinte anos atrás. O segundo melhor momento é agora!"
É um dos meus provérbios favoritos.


Sabia há muitos anos que uma minha amiga sueca participava activamente no clube Toastmasters de Gotemburgo. No entanto, decidi procurar o clube da minha cidade apenas no início deste ano. Enfim, “o segundo melhor momento é agora mesmo”, pensei.


Assim, numa fria noite de Janeiro, surgi num clube onde não conhecia ninguém: o “Oporto Toastmasters Club - OTC”. Nessa mesma sessão, acabei por proferir um discurso de improviso, em inglês.


Compreendi desde logo que o método Toastmasters é muito eficaz. O clube ajuda-nos, como diria Kurt Lewin, a baixar as “forças de resistência” que colocamos a nós próprios. O resultado é uma mudança efectiva e um fortalecimento das competências de comunicação e liderança.



Estas competências aprendem-se e praticam-se! E quão importantes são para a nossa vida!
Pertencer ao clube leva a que pensemos em comunicação e em liderança, pelo menos, uma vez por semana. Esta constância encerra em si uma inigualável oportunidade de melhoria contínua e de aprendizagem.


O feedback (feedforward!) recebido do grupo é capital para que tal seja possível.


Os meses decorreram num ápice. Conheço agora os meus companheiros de clube. O que mais retenho é a sua admirável generosidade e amabilidade.


No OTC soube de outro provérbio, segundo o qual devemos perguntar-nos se o que dizemos é verdadeiro, importante e amável. Em amabilidade os meus companheiros levam a palma! O espírito de entreajuda que a todos anima chega a ser emocionante.



Certamente, para mim, a palavra “emoção” é a que melhor descreve esta experiência. A emoção de partilhar, a emoção de participar, a emoção de percorrer este caminho em conjunto.


É que. . .como diz um terceiro provérbio, este Chinês, “quando as pessoas têm um único coração, até a terra amarela pode transformar-se em ouro”!



Luís Moreira
Oporto Toastmasters Club

Sem comentários:

Enviar um comentário