domingo, 24 de março de 2013

Alexandra Morão
“Melhorar continuamente através de feedback construtivo”


A Alexandra Morão é membro fundadora do Oporto Toastmasters Club, criado em 2006.


Na altura existia apenas 1 clube em Lisboa e, tendo ouvido falar do conceito dos Toastmasters, foi assistir à sessão de demonstração no Porto. Embora de início estivesse um pouco céptica, a Alexandra afirma “a atitude aberta, descontraída e confiante das pessoas que vieram fazer a demonstração e da equipa que se estava a formar no Porto conquistaram-me.”


Juntou-se ao clube logo desde a 1ª sessão e, rapidamente, começou a desempenhar um papel activo no novo projecto. “Depois disso, o entusiasmo foi crescendo, à medida que via, na prática, os efeitos em termos de desenvolvimento pessoal, quer em mim quer nas novas pessoas que se iam juntando ao grupo.”



Fazendo parte de uma “equipa extraordinária” no lançamento deste novo clube, a Alexandra desempenhou, em continuidade, diversas funções de Officer do clube: VP Education, President, Immediate Past President e VP Membership. Destaca a sua função de VP Education como aquela que mais a realizou, sobretudo pela fase embrionária do clube:


- “Organizámos, em conjunto com o Lisbon Toastmasters Club, as primeiras formações de officers, os primeiros concursos, as primeiras adaptações de procedimentos de gestão do clube e das sessões às especificidades portuguesas, mas sem abdicar dos princípios rigorosos que pautam o espírito toastmaster.”



Em paralelo com o desempenho destas funções de officer, foi evoluindo nos percursos individuais de comunicação e liderança, tendo atingido os graus de Competent Communicator e Advanced Leader Bronze. Tem também participado como concorrente em vários concursos de discursos e avaliações, tanto a nível nacional como ibérico.



A Alexandra faz agora parte de um clube em Lisboa, o Business Speakers  TM Club, uma vez que se mudou para Lisboa por razões profissionais. Neste momento, apresenta discursos dos manuais de Advanced Communicator.

Ao longo do tempo, o que mais tem marcado a Alexandra são as pessoas. E a evolução que tem constatado na maior parte delas.
“Os membros dos clubes têm as mais diversas origens em termos de formação académica e actividade profissional, mas todos eles têm em comum a predisposição para aprender com os outros.”


Salienta ainda que ser membro de um clube Toastmaster nos dá acesso a todos os outros espalhados pelo mundo. Pelas suas palavras, “Fazer parte de um clube significa pertencer a uma comunidade internacional de pessoas interessadas em melhorar continuamente através de feedback construtivo.”


A Alexandra realça que “Os Toastmasters permitem, além dos benefícios imediatos de praticar competências de comunicação e liderança, estabelecer novas relações com pessoas com interesses comuns que vão muito além das meras competências de comunicação.”

Alexandra, é um prazer partilharmos este espaço contigo e recebermos a tua energia e opiniões construtivas com que sempre nos presenteias!
Obrigada pela tua partilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário