quarta-feira, 20 de março de 2013

João de Mendonça
"Hoje sou um líder muito melhor"

João de Mendonça é "apenas" um dos primeiros Toastmasters em Portugal e seguramente o pioneiro daquilo que observamos hoje, sete anos depois de se ter formado o primeiro clube em Lisboa.



Hoje, Portugal constitui-se como uma Divisão independente, com 4 Areas, 13 clubes distribuídos pelo país e mais 8 em formação. Hoje estão inscritos como membros mais de 4 centenas de pessoas que aprendem fazendo a comunicar e liderar melhor.

O João é toastmaster desde 1 de Maio de 2006 e faz parte de três clubes: Business Speakers TM Club, Lisbon TM Club e Lisbon MBA TM Club.


Já desempenhou todas as funções, exceto VP Relações Públicas (oficialmente, pelo menos!) e é hoje o Lieutenant Governor Education & Training no District 59.

Pedimos um testemunho ao João sobre a sua experiência pessoal como toastmaster e aqui está.



O que foi decisivo para decidires inscrever-te nos Toastmasters? Eu sinto que sou “a” pessoa que tornou os Toastmasters possíveis em Portugal. No meu caso, a pergunta deveria ser ao contrário. E tudo começou simplesmente com uma atitude diferente do que era habitual em mim.


Muitas vezes, não damos um passo com receio dos resultados, ou melhor, das consequências e outras vezes, pura e simplesmente porque já nos habituámos a não o dar. Eu juntei-me a outras pessoas para fazer o primeiro clube em Portugal, na altura em Lisboa. Criar um clube nunca é fácil e muito menos quanto ninguém sabe da sua existência e o que ele é ou pode ser. Ninguém conhecia os Toastmasters.

Como agora reconheço, a persistência e a vontade de fazer, pode mudar uma vida. A organização de cada sessão era cada vez melhor e eu como sargeant-at-arms e tesoureiro fazia questão de ter tudo pronto para cada convidado, desde as folhas de avaliação organizadas em cima da mesa até o nome do convidado à entrada e umas boas-vindas calorosas.

Os três membros da direcção (era o que tínhamos na altura) estavam a ficar cansados e apareciam cada vez menos. Após 5 meses, chegou o dia em que tínhamos 18 pessoas com quotas pagas e nessa situação, eu disse: “Na próxima sessão trago dois convidados e vamos criar o clube”. Fui buscar dois colegas à empresa onde trabalhava, o Francisco Baldinho e o Fernando Santos, e criou-se o clube.

Tudo isto é história mas o que contou para mim é que algo mudou em mim naquele momento. Aprendi que perseverança não chega. É preciso decidir e percorrer o caminho que queres atingir. As outras pessoas irão ver-te e, eventualmente, decidirão seguir-te. Desde esse dia, mudei. Provar o “gosto” do sucesso muda qualquer pessoa. Desde então já ocorreram muitas outras situações adversas em que me disseram “Não” e eu não aceitei, tanto nos Toastmasters como na vida profissional ou privada, e o resultado final foi fantástico.



É esta atitude que acredito ser de um líder. O líder que dá o exemplo e que segue em frente mesmo que o tenha que fazer sozinho. Mas… o mais interessante é que neste caminho e com essa atitude, começa a haver seguidores que se tornam, eles próprios, líderes e então o líder inicial tem outros desafios, diferentes dos iniciais. Este é a magia dos Toastmasters na Liderança.

Muitas pessoas vêem os Toastmasters como uma aprendizagem na Comunicação. Eu aprendi imenso na Comunicação mas, sem dúvida, foi na Liderança onde eu aprendi mais. Tive a oportunidade de ver e sentir as diferentes vertentes da Liderança, quer como liderado quer como líder, e entender as dificuldades de uns e outros. Hoje sou um líder muito melhor porque tive a oportunidade de a exercer a diferentes níveis, em diversas situações, e inclusive, em diferentes países e culturas.



Obrigado Toastmasters.
Obrigado, a todos vós por serem meus colegas nos TOASTMASTERS.

Bem hajam.
João de Mendonça



Sem comentários:

Enviar um comentário