sábado, 30 de março de 2013

Carlos Melo Brito
Apresentamos o segundo Keynote Speaker

O Professor Carlos Brito quase que dispensa apresentações.
Para quem ainda não o conhece (bem) aqui dica uma curta apresentação ... na primeira pessoa!

Seja bem-vindo Professor à nossa Conferência.


"O meu nome é Carlos Brito. Sou Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Empreendedorismo bem como Diretor da UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da universidade. Como docente, a minha base é a Faculdade de Economia onde sou Professor Associado com Agregação, tendo também há largos anos uma forte ligação à Porto Business School.

Em termos de formação, tudo começou no "velhinho" Liceu de Alexandre Herculano, a que se seguiu a licenciatura na já mencionada Faculdade Economia do Porto. Mais tarde fiz o MBA na Universidade Nova de Lisboa e, posteriormente, o doutoramento em marketing na Universidade de Lancaster, em Inglaterra, onde elaborei uma tese sobre o Vinho do Porto. Talvez por isso, alguém se lembrou de me fazer Cavaleiro da Confraria do Vinho do Porto. Não posso deixar de referir a recente passagem pelo Babson College em Boston, uma escola fantástica onde o empreendedorismo se vive no dia-a-dia e não apenas dentro da sala de aula.

Devo ainda destacar que costumo colaborar com diversos jornais e revistas, para além de fazer regulares comunicações em congressos científicos quer nacionais quer estrangeiros. Sou também autor e co-autor de vários livros de marketing cada vez mais orientados para a minha área de eleição: o relationship marketing."


E agora uma breve sinopse da sua palestra.

Comunicação, Relacionamento e Liderança: As Bases para Gerir a sua Marca Pessoal

Do ponto de vista jurídico uma marca é um nome ou um sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas. No entanto, o marketing tem um entendimento bem mais lato daquilo que é uma marca. É nesse sentido que podemos afirmar que Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou José Mourinho podem ser encarados como marcas – isto para nos restringirmos ao mundo do futebol. Da mesma maneira que cada um de nós – chamemo-nos Manuel, Joaquim, Maria ou Isabel – tem também a sua marca.

Neste contexto, a pergunta que se pode colocar é: como valorizar a nossa própria marca pessoal? Deixo-lhe desde já três sugestões:

Torne-se conhecido
Eleja os seus públicos-alvo – clientes, instituições de saúde, etc. – e torne-se conhecido. Esteja presente nesses “mercados”, faça networking, comunique.

Crie uma imagem positiva
Não basta ser conhecido – é preciso que o seja por boas razões. Para isso, defina o seu próprio posicionamento. Quer ser conhecido como? Pelas suas competências técnicas? Por ser um "tipo porreiro"? Aposte em algo que o distinga dos outros – mas que corresponda efetivamente às suas competências. Tentar passar uma imagem daquilo que não é vai trazer-lhe certamente problemas.

Crie laços fortes
Por último, há que criar laços fortes com os públicos-alvo. Esses laços podem decorrer do seu poder institucional ou organizacional (que tem a ver, por exemplo, com a sua posição hierárquica) mas é mais importante que resultem daquilo que você na realidade é. A capacidade de liderança não está em mandar mas em ser obedecido. O que significa que não é uma questão de autoridade. Passa essencialmente pela capacidade para envolver os outros nos seus projetos. Nesse sentido, competências relacionais, designadamente com alguma dose de emoção, vão fazer-lhe jeito.

Se quiser saber um pouco mais sobre este tema, apareça na Conferência de Primavera no próximo dia 27 de Abril de manhã onde irei falar sobre este assunto que creio ser útil a todos nós.

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