segunda-feira, 1 de abril de 2013


José Manuel Barros
Sinto que cresci como pessoa, como comunicador e como líder.



O José Manuel Barros juntou-se aos Toastmasters em Novembro de 2010.
O seu percurso tem vindo a ser um crescendo. Em Abril de 2012 atingiu o nível de Competent Communicator e é agora presidente do mais recente clube Toastmasters de Lisboa, o ACL-Almada Communication Leaders TM Club, nascido em Fevereiro deste ano.



“Recordo-me na primeira sessão em que estive presente de pensar que o conceito se adaptava na perfeição às minhas necessidades em matéria de desenvolvimento de soft skills. Por isso, quis imediatamente fazer parte daquela equipa e propus-me fazer um table topic!
Houve um antes e um depois. Se alguma dúvida ainda restasse, ficou claro que era isso que eu queria e tornei-me membro.”

O que o José mais destaca na sua experiência toastmaster é a camaradagem, a forma como as pessoas se tentam entre-ajudam. E acrescenta:
“Alarguei imenso o meu leque de amigos e conheci pessoas fantásticas, sempre com vontade de ajudar e de reconhecer os outros.”

Em relação ao seu percurso, salienta a importância da maturação da aprendizagem em cada discurso e da participação em concursos:
“Podia ter feito o percurso mais rapidamente, é um facto, mas achei que seria melhor maturar mais cada um dos meus discursos. Comecei depois o meu percurso nos manuais avançados e participei também no último concurso de Outono. Ora aí está outra experiência fantástica: os concursos de public speaking, uma competição fantástica que reúne, numa só sessão, num só espaço, os melhores talentos e o que de melhor se faz nos Toastmasters!”


No que toca à fundação do novo clube, do qual é presidente, diz:
“É a cereja em cima do bolo no meu percurso de liderança, que me está a dar um enorme prazer, sendo muito recompensadores o sucesso e a dinâmica que o projecto está a evidenciar.”

Em termos pessoais, o José diz sentir uma evolução notável em termos de desenvoltura, da confiança e de controlo de bengalas e do nervosismo que sempre existe nestas ocasiões.

“Sinto que cresci como pessoa, como comunicador e como líder. Tenho mais amigos e pessoas com quem posso contar. O lançamento deste novo clube em Almada fez-me compreender ainda mais isso. Acho que ficarei nos Toastmasters para sempre!”
“Não existe melhor cartão-de-visita do que este!”

Obrigada, José, pelo teu testemunho e partilha!
E votos de muitos sucessos no crescimento do mais recente clube de Almada!

Sem comentários:

Enviar um comentário