quarta-feira, 10 de abril de 2013

Carlos Costa
“Dar, sem esperar recompensa e acabar a receber em dobro”


Sou membro do Oporto Toastmasters Club desde Novembro de 2008, logo no primeiro contato, compreendi que o êxito do Club e dos membros dependia da participação ativa de todos.

Assim, em Outubro na 1ª sessão em que participei, ainda como convidado, aceitei fazer um dos discursos de improviso (Table Topic) e na sessão seguinte voltei a participar da mesma forma. E logo ali confirmei o meu interesse em ser membro do Club.

Desta minha experiência retirei uma conclusão que procuro transmitir a todos os que chegam como convidados, “saibam aproveitar esta oportunidade para se comprometerem convosco, oferecendo-se para fazer um dos discursos de improviso, nem sabem o que podem ganhar…”. Este é de facto o que se pretende dos participantes, que participem sempre e assim consigam melhorar a forma como comunicam.



São várias as possibilidades ao dispor dos membros, para melhorar as suas competências:

- A comunicar, como Toastmaster da sessão, como orador preparado ou de improviso, como avaliador, como Table Topic, ou nas várias funções da sessão;

- A ouvir para melhor avaliar os participantes, na certeza de contribuir na melhoria do desempenho dos participantes, pois cada um dos pontos de vista é por certo um novo ponto de vista;

- A desempenhar funções na sessão ou na sua preparação;

- Ou, “apenas”, a saborear os temas sempre interessantes que os oradores sabem entregar nas sessões. São sempre sessões ricas e enriquecedoras para todos. São verdadeiros serões, onde conseguimos aliar a capacidade de comunicar nas suas diversas aceções, com a capacidade de liderar, sendo certo que um bom líder é aquele que melhor se reconhece, e aquele que melhor comunica consigo e com os outros. Os Toastmasters são o melhor local para o fazer.



Até porque como eu costumo dizer, “nós recebemos o que nos propomos aceitar.” Eu tenho recebido muito e procuro retribuir, participando ativamente, interagindo com o máximo dos membros e desempenhando os papéis que estão disponíveis ou me são solicitados, quer nas sessões quer nas tarefas do Club.

Também aqui há espaço para aprender nas funções de officer, e eu aceitei aprender nos diversos papéis que me propuseram: como tesoureiro durante dois anos, um ano como Vice-President Membership e actualmente como Secretário do Club. Estas são algumas das funções de officer a que os membros são chamados a participar, certos de que estão para servir os membros do club, pois são eles quem desempenham o papel central no Club.

De referir também a função de Mentor, que tem sido promovida no Club e que passa por atribuir um Mentor aos novos membros logo que eles iniciam o seu percurso no Club, e entendo que esta função representa bem o espírito dos Toastmasters, o estar disponível para apoiar quem mais precisa, logo de início, integrando os novos membros e suportando-os nos seus primeiros passos e depois em todos os seus desafios. Neste papel, tenho tido o grato prazer de conhecer mais de perto alguns membros, e digo-vos que lhes posso agradecer muitas das maiores aprendizagens que tenho tido ao longo deste meu percurso. Cumpre-se assim a máxima “Dar, sem esperar recompensa e acabar a receber em dobro”.

Uma palavra especial para a equipa de officers que suporta toda a logística do Club e das sessões, podemos dizer com propriedade que por detrás do sucesso deste grande Club, está uma grande equipa de officers, que cooperam entre si e colocam a fasquia cada vez mais alta como se impõe a um Club que aceita o desafio de surpreender e fazer sempre melhor.

O Carlos a festejar connosco o seu aniversário.

Ao longo destes 4 anos e meio em que participo no OTC, muitos são os momentos em que me senti perante uma verdadeira família, onde se partilham desafios e se vencem as dificuldades, certos do apoio incondicional dos membros, sempre com uma comunicação assertiva, em que todos juntos como equipa, estamos certos de conseguir ir sempre mais longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário