domingo, 14 de abril de 2013

Marco Meireles
"Independentemente do ponto de partida de cada um, com este método é impossível não evoluir!"


O Marco Meireles é o Area Governor da Zona Sul de Portugal.
Com quase 4 anos de experiência como Toastmasters só nos podia deixar um relato cheio de histórias e ... muitas conquistas.

Ladies and Gentlemen, fellow Toastmasters, apresentamos Marco Meireles.


Em Agosto de 2009 enquanto lia o livro  “Empreendedor-minuto” do Guru da liderança KEN BLANCHARD encontrei uma referência aos TOASTMASTERS, organização internacional que ele descreveu como uma escola de virtudes ao nível do desenvolvimento de competências de comunicação em público.

Lembro-me de na altura pensar “sim, isto é mesmo espetacular mas de certeza que não existe em Portugal.” Ainda assim resolvi fazer umas pesquisas na net e para meu espanto encontrei mesmo algumas referências aos TOASTMASTERS em Portugal.

Sem me deter liguei para o número de telemóvel que acompanhava essa referência. Ainda hoje não desfiz a dúvida se apanhei o João de Mendonça na praia ou na piscina. De certeza que estava gozar férias e naquele preciso momento, muitas crianças brincavam, gritavam e chapinhavam na água. Eu ouvi!

Com a gentileza e a disponibilidade que o caracterizam forneceu-me todas as informações que necessitava na altura e incentivou-me a visitar o Young Entrepreneurs TM no seu primeiro dia de existência. Tentei convencê-lo a receber-me no Clube de Lisboa, até porque morava no Parque das Nações, mas o João estava mesmo decidido a tornar-me membro fundador do YETC. E foi assim que integrei o meu atual clube. À força! E o que começou como um hobby sério tornou-se rapidamente numa paixão que acabou por transformar a minha vida para melhor.


Houve vários momentos marcantes na vida deste Clube que acompanho desde o primeiro dia. Ao contrário do que possa parecer o YETC foi um clube muito fraco durante vários meses. Demorou 7 meses a fazer o charter e tivemos que fazer várias alterações até encontrarmos uma equipa de Officers verdadeiramente unida e comprometida. Chegámos a ter sessões sem discursos e com apenas cinco membros no auditório.

Fui VP Education no ano TM de 2010/11 e aprendi mais do que poderia imaginar. Nesse mesmo ano levámos o clube ao 2º lugar do ranking Europeu com uma diferença de 0,25 pontos em relação ao 1º classificado. No ano seguinte assumi com orgulho e responsabilidade a função de Presidente e juntamente com uma equipa de Officers e membros incríveis e comprometidos realizámos algo inédito no Distrito 59:  ultrapassámos os 30 pontos no DCP. Concluímos o ano com 46 pontos conquistando o primeiro lugar do ranking Europeu a 15 pontos do 2º classificado. E isto enquanto nos divertíamos.


No Young costumamos dizer que temos sempre uma quarta parte nas nossas sessões que é realizada na cervejaria de Algés. É um ritual que mantemos desde o início dos tempos. A energia, amizade, compromisso e solidariedade que une os membros do Young tornam este clube mesmo muito especial. Temos tido evoluções incríveis ao nível da comunicação e da liderança mas a grande diferença tem sido feita essencialmente ao nível da confiança e da auto-estima de cada um dos membros. Desafios como fobias sociais ou de falar em público são invariavelmente ultrapassadas por todos aqueles que decidem juntar-se a nós.



No presente ano estou a desempenhar a função de Área Governor da Área L2 (Linha de Cascais, Sul de Portugal e Madeira) e tenho a felicidade de ter colegas incríveis na equipa como a Karla McMurray, a Paula Pires, a Raquel Belo, o  Rui Isidoro e agora a Cláudia Luís.

Uma equipa de formadores espetacular constituída pelo Nelson Emílio, Nuno Maximiano, Eugénio Gonçalves e Joana Varatojo e o apoio incondicional de todos os Officers e membros dos Clubes da Área que de forma incansável tornam realidade as (muitas) ações que temos vindo a realizar independentemente de serem em Almada, Setúbal, Sines, Portalegre, Algarve ou mesmo Madeira.



Isto implica investimentos financeiros que não têm retorno e é espetacular ver como na Área L2 as pessoas contribuem apenas pelo prazer de o fazer. Completamo-nos e estamos totalmente comprometidos com o plano delineado e  apresentado no dia 1 de Julho de 2012.

E vamos cumprir o que prometemos: aumentar as oportunidades de liderança, levar os Toastmasters a todas as regiões da nossa Área e tornar a marca top of mind no mercado corporativo. Neste momento já temos 4 clubes oficiais (Young Entrepreneurs TM, Montijo TM, Beja TM e Algarve TM) e abrimos outros 4 (Almada Communication Leaders TM, Évora TM, Setúbal TM e Funchal TM) em que dois deles estão prestes a oficializar-se.

Temos muitos processos de abertura de Clubes a decorrer em simultâneo e vamos dividir a Área pelo menos em duas, o que vai permitir que muitos mais membros tenham a oportunidade de se desenvolver, assumindo funções de liderança tanto nos Clubes como no Distrito. Está a ser um ano brutal de aprendizagem, progresso e diversão.

Com tudo isto não me esqueci dos meus objetivos individuais  e do meu próprio desenvolvimento. Estou prestes concluir o ACS e o ALS. E se em 3 meses concluir mais dois manuais de comunicação serei ACG e consequentemente DTM! Vamos ver… seria a cereja no topo do bolo.

Os Toastmasters deram-me e continuam a dar-me muito. Mantêm-me num processo contínuo de desenvolvimento que me tem transformado num melhor líder, melhor comunicador e melhor pessoa.

Encontrei uma família e fiz mais e melhores amigos. Quando vou assistir ou desempenhar uma função em qualquer clube da Área o meu verdadeiro entusiasmo está essencialmente relacionado com os amigos que vou encontrar. E isso não tem preço!



Os conselhos que deixo a um potencial membro têm suporte científico e são os mesmos que dou a todas as pessoas que se cruzam no meu caminho, quer sejam clientes, formandos, alunos, amigos, conhecidos, colegas, família ou mesmo leitores: todos os estudos têm demonstrado que fortes habilidades de comunicação e de apresentação são fundamentais para o sucesso pessoal, social e profissional.

Muitas pessoas fazem investimentos avultados para adquirir confiança e competências para encarar uma audiência. Os TOASTMASTERS oferecem um método comprovado, eficaz e altamente reconhecido nos círculos profissionais para praticar e aprimorar habilidades de comunicação e de liderança. Independentemente do ponto de partida de cada um, com este método é impossível não evoluir!"

Nós também concordamos. Impossível não evoluir!


Sem comentários:

Enviar um comentário