quinta-feira, 18 de abril de 2013


Luís Filipe Silva
“A experiência obtida no convívio e com os discursos a que tenho assistido nos Toastmasters, têm contribuído para o meu enriquecimento pessoal”


Em 2010 decidi iniciar um processo de mudança que me levasse a desafiar o meu comportamento e a minha visão do Mundo, começando por adquirir novas competências que me ajudassem no meu desenvolvimento pessoal e no relacionamento com os outros.


Tinha presente a frase de George Elliot “ Nunca é tarde para sermos aquilo que devíamos ser”.

Ao olhar para trás percebi que ainda tinha muito para fazer e muito pouco tempo para executar essa tarefa.

Através de um amigo assisti, em início de 2011, a uma sessão no Business Speakers Toastmaster Club. Gostei e imediatamente aderi ao conceito, por ter entendido que essa seria uma peça fundamental nos meus objetivos, que se prendiam, afinal, numa comunicação mais eficaz para me ajudar a transmitir e a partilhar os conhecimentos adquiridos.


Foi essa a razão que me levou, em Março de 2011, a inscrever-me no Business  Speakers Toastmaster Club.

O programa Toastmasters revelou-se fundamental na forma como passei a comunicar. Os receios de usar da palavra em público foram substancialmente reduzidos e aquela estranha sensação física que sentia antes de iniciar um discurso, passou a ser um fator de motivação.

Mas não é apenas na Comunicação que o programa Toastmasters é importante: ele é-o também na liderança, que é absolutamente vital.

A capacidade de organizar e colaborar nas várias atividades do clube dá-nos a capacidade de sermos melhores ouvintes, mais participativos e de poder partilhar e ajudar os outros Toastmasters a serem, também, melhores comunicadores e líderes.

É com esse espírito que tenho estado nos Toastmasters, o que me levou até a colaborar, em 2012, na criação de um novo Clube: o Lisboa Oriente Toastmasters, como officer, integrado numa equipa que considero fantástica.

Apesar de todas as dificuldades que surgem com um novo clube, aquando da sua criação, a consolidação tem sido extremamente gratificante e os desafios de passar para sessões semanais, de organizar um concurso de clube e ainda de fazê-lo crescer, tudo isto na sua curta existência, tem sido um desafio constante, mas fascinante.

Pertencendo atualmente a dois clubes, mantenho a mesma entrega do início. A experiência obtida no convívio e com os discursos a que tenho assistido nos Toastmasters, têm contribuído para o meu enriquecimento pessoal.

Hoje, seja qual for a idade, o nível de experiência ou de conhecimentos, tenha receio de falar em público ou não, ou até mesmo para quem se considere já um bom orador, recomendo vivamente a inscrição num Clube Toastmaster.

Se tem dificuldade em comunicar, vai sentir uma evolução tão rápida, que não se torna facilmente crível. Se já comunica bem, vai sentir que afinal ainda - e sempre - pode melhorar.

Terá a oportunidade de colaborar no clube, executando funções que o vão ajudar a tornar-se um melhor líder.

Tudo vai ocorrer num ambiente descontraído e onde o “feedback” é dado de uma forma construtiva.
Para quem tem dúvidas, nada melhor do que experimentar e sentir a sua própria sensação e, como é evidente, a evolução, da qual se orgulhará.


Luis Filipe da Silva
Vice President of Public Relations
Lisboa Oriente TM Club


Sem comentários:

Enviar um comentário