terça-feira, 9 de abril de 2013

Rui de Matos
“As minhas comunicações beneficiaram imenso da aprendizagem que obtive em palco e do feedback que me davam”


O Rui de Matos é, actualmente, o presidente do recente clube de Lisboa Oriente. Entrou em 2010 para o YETC, Young Entrepreneurs Toastmasters Club.

Antes de conhecer os Toastmasters, o Rui tinha um clube de leitura, com mais dois amigos, onde informação entre neurociências, Mind Map, Coaching e PNL, que funcionava em sua casa. Segundo as suas palavras:

” Tínhamos método de leitura, horários de leitura, seguidos de discussão. A aprendizagem a partir da troca e da partilha é, simplesmente, exponencial! Até então, nunca tinha ouvido falar dos Toastmasters, apesar de, profissionalmente, trabalhar como especialista de Voz/Canto com atores e cantores e trabalhar Media Training com apresentadores e telejornalismo.”


Até que um dia o questionaram:
“Estás a trabalhar em comunicação e não conheces os Toastmasters?”

O Rui sentiu esta pergunta como um murro no estômago, mas a sua resposta foi imediata:
- ”Então quando é que vamos conhecer?”

Confessa que, no início, achou tudo uma “americanice” devido a toda a estruturação das sessões. E acrescenta:

“Hoje continuo a achar o mesmo mas já não me importo com isso. Os benefícios da aprendizagem são imensos! Apesar de ter chegado aos Toastmasters já com muita experiencia de formador, as minhas comunicações beneficiaram imenso da aprendizagem que obtive em palco e do feedback que me davam.”

O Rui tem agora o desafio de liderar o clube de Lisboa Oriente, onde diz continuar a sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal com a responsabilidade acrescida de partilha a quem chega de novo.



E deixa a seguinte mensagem a qualquer pessoa que considere inscrever-se nos Toastmasters:

“Estou cá para te receber e fazer da tua passagem pelos Toastmasters, uma experiência inesquecível, pessoal e profissionalmente tanto quanto resultou para mim e para os meus dois amigos.”

Obrigada pela tua partilha, Rui!

Sem comentários:

Enviar um comentário